quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Apoi, viu?

Divagações sobre a famigerada expressão que invadiu as bocas dos jovens (principalmente "das" jovens) de nossa região (principalmente Tamandaré-PE)


Conta-se que há muito tempo, num país de nome ignorável, no interior da África, um macaco, sem ter instruções de ninguém, de repente, pegou uma banana e, antes de comê-la, descascou... Daquele dia em diante, todas as vezes que aquele animal ia comer aquela fruta, retirava as cascas. Os outros mamíferos da mesma espécie, imitando o primeiro, resolveram também sempre comer as bananas retirando as cascas, e depois, todos os macacos da África estavam comendo bananas descascadas.

Na mesma época, no Brasil, especificamente no estado do Pará, um macaco, sem ter contato algum com aqueles outros da África, resolveu retirar as cascas de uma banana antes de comê-la. Daí em diante, todas as vezes retirava as cascas dessa fruta antes de comê-la.  E assim como na África, os outros irmãos de espécie o imitaram, e hoje todos os macacos do Brasil sempre descascam as bananas antes de comerem-nas.

Aliás, hoje, todos os macacos do mundo comem bananas descascadas. Por causa de algum, em seu meio, que resolveu retirar as vestes da fruta em algum momento da história... Mesmo não tendo qualquer contato com os macacos do Brasil ou da África.

Fenômeno idêntico está acontecendo com a expressão "apoi, viu?". Uma espécie de muleta linguística que funciona como exemplo de linguagem fática, pois só serve para testar o canal de comunicação entre os interlocutores.
Os jovens não se viram... Não combinaram usá-la... Mas virou mania entre todos... Conhecidos e desconhecidos... Dos que estavam perto... Dos que estão distantes! A moda agora é o "apoi, viu?"
Não vou dizer que é feia ou bonita, porque se por um lado esse tipo de linguagem é gostoso de se ouvir, pois é bem típico do nosso "pernambuquês", por outro se torna irritante mediante a constância de repetições pelas pessoas que as usam... 
Em todo final de frase, aparece um sonoro "apoi, viu".


O que significa essa expressão?


Ela deriva do "apoi..." (variação de 'pois', que virou 'apois', que virou "apois pronto" ) meio esquecido. Tem um significado aproximado de "duvido", que pode ser substituído por "sei não, viu?" (esse viu no final tem o mesmo sentido de ouviu). Também "E eu num sei..." "Tô sabendo..." "É nada?" ou o antigo "Du-vi-d-o-do". Uma forma de não mostrar muita crença naquilo que se está ouvindo no momento... É isso!

Se você gosta da expressão, continue usando e irritando os meus ouvidos...

Se não gosta, fique calmo... Assim como outros modismos linguísticos, esse passa...

E EU NÃO VEJO A HORA! 




A pedido de Amanda Caroline, 2º "A" - EREM de Tamandaré.

9 comentários:

  1. Gostei da explicação, Ribeiro. E não sabia da existência de seu blog, vou começar a visitá-lo. Gostei!

    ResponderExcluir
  2. ribeiro vc sempre me surpreender pela sua capacidade .. parabens..

    ResponderExcluir
  3. Muito oportuno esta explicação, muitos estão levando para o lado pejorativo! Obrigada por esta informação!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Apoio, vou? Gostei do comentário.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por me esclarecer, não aguento ouvir essa palavra.

    ResponderExcluir